O Plants & Traits desenvolve estudos e projectos em torno de três linhas principais de investigação fundamental e aplicada:
Conservação da diversidade vegetal e dos ecossistemas. A conservação dos elementos notáveis da biodiversidade encerra um conjunto de conceitos, métodos e estratégias específicos no domínio da Biologia da Conservação. Nesta linha de investigação, o grupo desenvolve estudos e projectos que visam especificamente a conservação de elementos notáveis da biodiversidade, sejam espécies vegetais endémicas, raras, ameaçadas e/ou classificadas, sejam habitats de elevado valor científico e/ou ecológico. Os estudos e projectos desenvolvidos nesta linha de trabalho incluem estudos de caracterização dos padrões de distribuição de espécies e tipos de ecossistemas, e dos seus promotores, acoplados à aplicação de ferramentas de modelação ecológica tendo em vista a previsão dos impactos de alterações ambientais sobre os elementos notáveis da biodiversidade.
Gestão da diversidade vegetal e dos ecossistemas em paisagens culturais. As paisagens actuais constituem, na sua maioria, paisagens culturais mais ou menos intensificadas e com um histórico particular de utilização antrópica. Assim, a promoção de paisagens biodiversas constitui, em larga medida, um exercício de gestão e compatibilização entre as actividades humanas e a presença de níveis elevados de biodiversidade, existindo para o efeito corpos conceptuais e metodológicos de elevado valor heurístico (destacando-se, na actualidade, o dos “Serviços de Ecossistema”), bem como um conjunto diversificado de ferramentas de análise, quantificação e zonagem de padrões, processos e funções no contexto da paisagem. Os projectos desenvolvidos no âmbito desta linha de trabalho têm como objectivo último a conservação e promoção de atributos numéricos (taxonómicos e funcionais) da diversidade vegetal e dos ecossistemas, numa óptica de sustentabilidade ecológica e socioeconómica das paisagens rurais.
Monitorização da diversidade vegetal e dos ecossistemas. A conservação da biodiversidade e dos ecossistemas e a promoção do seu usufruto sustentável constituem desafios contemporâneos agravados por diversas novas ameaças resultantes de alterações ambientais e socioeconómicas em curso. A monitorização constitui, neste contexto, uma tarefa fundamental na identificação de tendências e no estabelecimento de cenários prospectivos que possam apoiar a decisão política no sentido de implementar medidas preventivas e adaptativas. Acompanhando iniciativas internacionais neste domínio, o grupo Plants & Traits desenvolve estudos e projectos em que procura identificar indicadores de ampla utilização e propor metodologias e ferramentas eficientes e de baixo custo para a monitorização da diversidade vegetal e do estado dos ecossistemas e dos seus serviços.
|