Delegação Regional de Parques do Norte do ICNB
Monitorizar para conhecer, conhecer para intervir melhor. Esta poderia ser a divisa do SIMBioN, nome do sistema de informação e monitorização da biodiversidade do Norte de Portugal, empreendido pelo departamento de áreas classificadas da Região Norte do ICNB em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade da Universidade do Porto.
Inovador no plano científico e das políticas públicas, este é um projecto ambicioso no método e na abrangência regional: a sua operacionalização, concluída em 2010, permite hoje às autoridades e aos investigadores recolher, organizar, analisar e comunicar informações sobre as condições e tendências da biodiversidade regional: dos ecossistemas, habitats e espécies; da fauna e da flora; dos rios e cursos de água e suas galerias ripícolas; em áreas classificadas, protegidas ou naturais.
O SIMBIoN configura uma espécie de painel de monitorização regular e criteriosa sobre o estado dos valores e recursos naturais da Região Norte, munido do método, instrumentos, software e cartografia indispensáveis. Contou para tal com o apoio comunitário do ON.2 e colaborações científicas e tecnológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Instrumento de suporte à qualidade das políticas públicas e ao desenvolvimento da investigação científica e do conhecimento, o SIMBioN é uma oportunidade para uma protecção e valorização mais eficazes da biodiversidade regional do Norte. O Júri distingue-o com o galardão “NORTE Sustentável” 2010!
|