Formadores | Cristiana Vieira, Helena Hespanhol e Joana Marques
Nº participantes | mínimo de 8 e máximo de 20
Data | 7, 8, 14 de Junho
Saída de campo | SÍTIOS da REDE NATURA 2000
Objectivos
Em Portugal, as áreas de montanha têm uma expressão muito significativa, ocupando cerca de 30% do território continental. Os espaços de montanha constituem por excelência mosaicos de biodiversidade e paisagens naturais e culturais realçadas pela adaptação da vida em altitude, proporcionando uma importante e variada fonte de recursos naturais.
Neste curso pretende-se dar a conhecer a diversidade dos habitats e da flora e vegetação mais representativos nos territórios montanhosos portugueses e contribuir para a sua interpretação e conservação.
Programa
1. Enquadramento paisagístico dos ambientes de montanha de Portugal Continental. Caracterização biofísica dos habitats de montanha: nascentes, turfeiras, afloramentos rochosos, arrelvados e prados de altitude, cursos de água de montanha, bosques naturais e semi-naturais, matos e matagais.
2. A vegetação e a flora dos habitats montanhosos. Estratégias de vida das espécies de flora e principais caracteres utilizados na sua identificação.
3. Sítios da Rede Natura de cariz montanhoso: conservação dos espaços de biodiversidade. A paisagem e a cultura da água e da montanha. Principais ameaças e riscos que enfrentam os ecossistemas de montanha.
4. Visita de estudo. Saída de campo a um dos Sítios da Rede Natura 2000 (Serra da Freita) para observação dos principais habitats de montanha no Norte de Portugal e reconhecimento da flora e vegetação característica.
|