Equipa
  ENGLISH
Equipa > João Pedro Vicente Tereso
Botânica Aplicada

O meu percurso académico e profissional espelha a vontade de promover um modelo de ciência baseado na interdisciplinaridade, pedagogia, cruzamento e partilha de conhecimentos, numa óptica de envolvimento da comunidade científica e da sociedade em geral.

Neste momento, a minha área de estudo é a inter-relação entre Homem e Paisagem numa perspectiva diacrónica. Como tal, estudo não só a evolução da paisagem durante o Holocénico mas também a forma de apreensão e gestão do território por parte das comunidades rurais numa perspectiva paleobotânica, arqueológica, etnobotânica e etnográfica.

Percurso:
Licenciei-me em 2002, em História variante Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo iniciado de seguida um período de trabalho profissional em Arqueologia, intercalado pela colaboração e direcção de projectos de investigação e de divulgação, também na área da Arqueologia. Saliento a co-direcção do Projecto ALBA – O povoamento pré-histórico de Alcobaça, que incluiu trabalhos de prospecção, assim como de escavação arqueológica especialmente versando contextos da Pré-história recente.

Foi em 2005 que iniciei a minha colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde, entre 2005 e 2007 terminei um mestrado em Ecologia da Paisagem e Conservação da Natureza, com uma tese intitulada “Paleoetnobotânica do povoado romano da Terronha de Pinhovelo (NE Portugal)”, realizada no Laboratório de Paleoecologia e Arqueobotânica do IPA (actual IGESPAR). Desde o início de 2008 que trabalho no meu projecto de doutoramento também na Faculdade de Ciências do Porto, nomeadamente no CIBIO, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. O plano de doutoramento tem como tema a Interacção entre flutuações climáticas, evolução da paisagem e dinâmicas de exploração antrópica do território nos últimos três milénios: o caso do NW peninsular”.

 

Página pessoal: http://sites.google.com/site/joaopedrotereso/

Blogue http://arqueociencias.blogspot.com/

 

design@wallpaper.pt